Agora vamos ver como a renda variável funciona.
Renda variável
Na renda variável, o seu dinheiro pode variar para mais ou para menos: é um investimento de risco. Por isso é preciso estar preparado para ganhar ou perder.
Existem vários tipo de investimentos de renda variável, como:
- Ações
- Fundos: imobiliários
- ETF (Exchange-Traded Fund)
Ações
As ações são ativos que tem um preço variável - a cotação - o qual pode subir ou descer dependendo do humor do mercado, eventos, acontecimentos, descobertas, crises e outros motivos.
O comportamento das ações é imprevisível. Por isso é preciso estar atento ao que acontece no mundo e suas noticias.
Uma forma fácil de saber como anda a cotação de uma ação é digitar no google a palavra cotação e o nome do ativo, como 'cotação' + nome do ativo. Exemplo:
Ação do banco Itau Unibanco: ITUB4
Gráfico da cotação obtido digitando 'cotação ITUB4' no google:
E uma ação, após o momento da compra, passa ser sua propriedade. Para ganhar dinheiro deve-se vender mais caro do que se compra.
Como comprar uma ação?
Para isso usamos uma corretora da valores. Existem varias e aqui coloco uma que ficou famosa após ser indicada pelo especialista em finanças pessoais da CBN, o Mauro Halfeld (http://www.halfeld.com.br/): a corretora de valores Spinelli (https://www.spinelli.com.br/). Para utiliza-la devemos abrir uma conta.
Para abrir essa conta, temos que enviar documentos digitalizados, imprimir e assinar um contrato, que também será digitalizado e enviado. Após isso teremos uma conta com numero e agencia. Dinheiro a ser investido será enviado a conta através de TED ou DOC.
Para gerenciar os investimentos feitos, usamos um home broker. O home broker da Spinelli se chama investHB (https://www.investhb.com.br/). Veja como é simples operar um home broker, utilizando um operador da investHB chamado HBplus: https://www.investhb.com.br/downloads/Manual_HBPlus.pdf
Fundos Imobiliários
Na postagem 'Invista!' explico o que são os Fundos Imobiliários. Agora basta comprar ou vender o título do fundo através do home broker.
ETF
É uma unidade negociável na bolsa de valores como uma ação mas que é uma cota de um fundo de investimentos (https://pt.wikipedia.org/wiki/ETF).
ETFs antigamente recomendadas pelo Especialista em Finanças da CBN, o Mauro Halfeld, que estão em baixa são BOVA11 (http://hcinvestimentos.com/2012/02/16/bova11/) e SMAL11 (http://br.ishares.com/product_info/fund/overview/SMAL11.htm):
As ações estão em baixa, é uma oportunidade de investimento.
Conclusão
Se você decidir mexer com renda variável e estiver preparado, estude muito no que vai colocar o seu dinheiro. Analise os fatos, julgue se é um negócio bom tendo em vista sempre os fatos e acontecimentos.
Para isso veja gráficos, estude a ação, leia notícias, fique ligado nos acontecimentos.